Recrutamento e Seleção

Atração de talentos para o sucesso

Por Denise Hahn 09/07/2019 - 16:38 hs

O Recrutamento é considerado um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, ou seja, é um sistema de informação pelo qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de empregos que procura preencher. Já a seleção, consiste no processo sistêmico que tem por finalidade escolher, entre os candidatos recrutados aquele que contemple o perfil traçado pela empresa para ocupar o cargo em questão.

São considerados candidatos adequados àqueles que possuem as características requeridas e que permitirão que eles tenham um desempenho satisfatório no cargo específico.

O recrutamento e a seleção fazem parte de um mesmo processo, ambos têm o objetivo de introduzir novos elementos humanos na organização. Assim como o recrutamento é uma atividade para atração, divulgação e comunicação, ou seja, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é vista como o oposto, pois é uma atividade de escolha, de classificação e de decisão, portanto, restritiva e obstativa.

O recrutamento, seleção e treinamento, tem tido valores significativos para as organizações.  Porém, os custos incorridos pela incapacidade do novo empregado em atingir os requisitos de desempenho em quanto aprende o trabalho, tornam os custos ainda maiores se a pessoa errada for contratada. A seleção afeta a qualidade de pessoal e seu desempenho nas tarefas, o treinamento será mais bem sucedido se as pessoas selecionadas possuírem a qualidade certa, no entanto, a seleção ruim provoca um mau ajustamento entre o cargo e o indivíduo contribuindo para a insatisfação do emprego, mau desempenho e alta rotatividade de mão de obra.