Quarta, 02 de Dezembro de 2020
55933002617
Especiais Cooperativismo

“Estamos vivendo um novo cooperativismo”, destaca presidente da Unitec

Marcelino Colla também enfatiza a nova fase da cooperativa de trabalho três-maiense

04/07/2020 08h38
Por: Redação Fonte: Assessoria Unitec
Diretoria da Unitec: Marcelino Colla, presidente; Izabel Cristina Dalemolle, vice-presidente; Fábio Luis Dalla Vechia, diretor de finanças; e Fábio José Turra, diretor secretário
Diretoria da Unitec: Marcelino Colla, presidente; Izabel Cristina Dalemolle, vice-presidente; Fábio Luis Dalla Vechia, diretor de finanças; e Fábio José Turra, diretor secretário

Neste sábado, 4 de julho, celebra-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é comemorada anualmente, no primeiro sábado de julho, e objetiva aumentar a conscientização sobre cooperativas, enfatizar as metas e objetivos do movimento cooperativista e fortalecer e alargar as parcerias entre o movimento cooperativo e outros atores.

Além de celebrações, a data também permite reflexão e ação. O ano de 2020, que veio com muitas promessas, exigiu também muitos desafios a partir do novo cenário que se instalou devido à pandemia do coronavírus, surpreendendo todo o mundo, o que não foi diferente com as cooperativas.

“Esta data comemorativa reforça a análise sobre o novo momento que todos estamos vivendo. 2020 tem nos exigido, mais do que nunca, a cooperação para continuarmos atuando e prestando nossos serviços com excelência, como temos feito desde a criação da cooperativa.” A afirmação é do presidente da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio, Marcelino Colla.

O líder cooperativista ressalta que, no início deste ano, a Unitec traçou um novo planejamento, mantendo a essência de cooperativa, agregando novos serviços e áreas. “Neste ano a Unitec comemora 24 anos de atuação. Após este ciclo exitoso de muito trabalho, crescimento e evolução, sentimos a necessidade de planejar novas estratégias para o futuro da cooperativa. E isso se deu em virtude da evolução do setor e de mudanças pelas quais a sociedade está passando. Por isso, podemos afirmar que estamos vivendo um novo cooperativismo, e por consequência, uma nova fase na Unitec, o que reforça ainda mais a necessidade da intercooperação.”

Novos formatos de trabalho

As novas ideias de negócio foram apresentadas e debatidas pelos associados, algumas implementadas e outras em processo de implementação. Colla destaca o lançamento da plataforma de cursos à distância - a Unitec EaD - no mês de maio. “Estamos desenhando um novo modelo de negócios com a produção de cursos na modalidade à distância. Este novo nicho de trabalho mantém a qualidade já conhecida dos profissionais cooperados, altamente capacitados, e oportuniza que mais pessoas, em diferentes locais, recebam as melhores orientações técnicas à distância de uma equipe com grande conhecimento. No ar há dois meses, podemos avaliar como muito positiva e satisfatória a evolução da plataforma”, ressalta.

Outra novidade diz respeito à prestação de serviços de consultoria e assistência técnica à distância. Segundo Colla, em breve os profissionais associados da cooperativa poderão estar atuando neste novo formato de prestação de serviços de consultoria e assistência técnica não presencial. “Estes dois novos formatos de prestação de serviços fazem parte do nosso novo planejamento, e pode-se dizer que com a pandemia e toda a transformação que ela forçosamente trouxe, acabamos por acelerar estas mudanças. E temos nos surpreendido positivamente, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza.

Projeto Impulsionar busca promover o profissional técnico da cooperativa

Dentro desta nossa fase da Unitec, foi criado o projeto Impulsionar. Colla explica que, dentro das organizações, independente do segmento de mercado, a adoção de uma postura profissional em relação ao negócio é emergente.

O projeto tem três eixos: ‘Impulsione sua Carreira’, que conta com lives e palestras de formação profissional; ‘Impulsione seu Negócio’, com consultoria e assessoria on-line; e ‘Impulsione suas Conexões’, que contará com conversas técnicas com profissionais e convidados.

“É perceptível os profissionais buscarem apoio e consultoria em todas as áreas do negócio, possibilitando, assim, maior eficiência e profissionalismo às organizações. E o projeto Impulsionar busca, por meio de ações, promover o profissional técnico da cooperativa”, finaliza o presidente da Unitec.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 03h30 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

19° Sensação
14.3 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens