Segunda, 10 de Agosto de 2020
55933002617
Rural Gafanhotos

Onda de frio no Rio Grande do Sul deve manter nuvem de gafanhotos na Argentina

A expectativa é de que os insetos não entrem no Rio Grande do Sul pelo menos até a próxima quinta-feira (30)

27/07/2020 06h20
Por: Redação Fonte: O Sul
Onda de frio no Rio Grande do Sul deve manter nuvem de gafanhotos na Argentina

A onda de frio prevista para os próximos dias no Rio Grande do Sul deve manter a nuvem de gafanhotos na Argentina.

De acordo com a Seapdr (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS), os insetos não se movimentaram nos últimos dias, e seguem a 98km de Barra do Quaraí, cidade mais próxima da fronteira com o Uruguai.

A expectativa é de que os insetos não entrem no Rio Grande do Sul pelo menos até a próxima quinta-feira (30). Com isso, o Ministério da Agricultura do Brasil ofereceu ajuda para a Argentina e o Uruguai nas ações de combate à praga.

Um avião agrícola jogou produtos químicos sobre uma mata de eucaliptos na província de Entre Ríos, na Região Nordeste da Argentina, onde a nuvem está concentrada desde a última terça-feira (21). O combate também é feito com tratores, já que há moradores perto da área onde os gafanhotos estão.

As pulverizações realizadas pelo governo argentino já eliminaram um terço da nuvem, que chegou a ter 15 quilômetros quadrados. Após intensificar a aplicação de agrotóxicos com aviões e tratores nos últimos dias, a Argentina conseguiu dizimar entre 80 e 85% da nuvem de gafanhotos que circula pelo país vizinho. A informação foi divulgada neste domingo (26) pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa). 

Os insetos ocupam uma área de 230 hectares, onde atacam plantações de laranjas e limões. As autoridades brasileiras seguem monitorando outras duas nuvens de gafanhotos, uma no Norte da Argentina e outra no Paraguai.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 08h46 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 30°

17° Sensação
20.1 km/h Vento
50.1% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva