Segunda, 10 de Agosto de 2020
55933002617
Policial Policial

Estelionatários utilizam a internet para aplicar um golpe envolvendo falsos leilões de veículos no Rio Grande do Sul

Detran-RS tem uma série de orientações para evitar esse tipo de fraude.

30/07/2020 10h33
Por: Redação Fonte: O Sul
Foto: Divulgação/Detran-RS
Foto: Divulgação/Detran-RS

Criminosos estão utilizando falsos sites de pregões de veículos para aplicar golpes e ficar com o dinheiro das vítimas. De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Sul, a população gaúcha observar alguns cuidados para não cair em armadilhas de estelionatários, que muitas vezes se aproveitam dos nomes de leiloeiros credenciados.

O diretor técnico Fábio Santos explica que esse tipo de fraude é comum e que atualmente e que nem sempre os alvos em potencial estão atentos aos detalhes. Segundo ele, uma das recomendações é a de que os interessados nesse tipo de aquisição observem no site da autarquia se o remate realmente existe.

Da mesma forma, é fundamental verificar os dados corretos do leiloeiro e dos CRDs (Centros de Remoção e Depósito) antes de qualquer decisão. Confira a seguir algumas orientações gerais:

– Pesquisar no site do Detran-RS o calendário dos leilões e os participantes, no qual é possível conferir a relação de veículos, data, hora, nome e site do leiloeiro, bem como telefones e endereços dos CRDs;

– Desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final .br);

– Desconfiar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;

– Pesquisar e agendar visita ao depósito para conhecer o bem pessoalmente;

– Pesquisar a empresa em sites de reclamação;

– Não efetuar o pagamento se a conta for de pessoa física. Nos leilões do Detran gaúcho, o pagamento do valor de arremate se dá na forma de guia própria (GAD-L) com pagamento direto na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será pago conforme instruções do mesmo (que fica sempre no item 9.4 do edital).

– Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma delegacia ou preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia On-Line. O endereço pode ser conferido em www.pc.rs.gov.br.

Golpe da CNH

Esta não é a primeira vez em que o Detran alerta para golpes direta ou indiretamente ligados à autarquia. No início de março, o Detran já havia alertado para outra modalidade de fraude, envolvendo a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Indivíduos que se identificam como profissionais de CFCs (Centros de Formação de Condutores) oferecem na internet a venda do documento sem a necessidade das principais etapas legais exigidas por lei, ou seja, aulas e exames”, detalhou o órgão. “E o documento, é claro, jamais é entregue.”

Nessa forma de estelionato, os criminosos cobram um “sinal” (valor de entrada) para a emissão de documento, oferecendo como prova uma imagem que simula o site do próprio Detran, onde aparece o documento em fase de expedição.

O Detran garantiu na época que os responsáveis pelo crime não eram ligados a CFC credenciados (antigamente denominados “autoescolas”), mas simplesmente golpistas que utilizam a promessa da CNH mais fácil como “isca” para atrair incautos e obter o pagamento da entrada, sem entregar o documento prometido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 08h46 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 30°

17° Sensação
20.1 km/h Vento
50.1% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva