Quinta, 24 de Setembro de 2020
55933002617
Rural Trigo

Geada deve causar prejuízo a lavouras de trigo no Rio Grande do Sul

Estado é o segundo maior produtor brasileiro do cereal.

23/08/2020 17h51
Por: Redação Fonte: O Sul
Geada deve causar prejuízo a lavouras de trigo no Rio Grande do Sul

Segundo maior produtor brasileiro de trigo e com mais de 20% de seu mapa suscetível ao frio, o Rio Grande do Sul deve contabilizar nos próximos dias nos os prejuízos agrícolas causados pela formação de geada na sexta-feira (21). Especialistas consideram, porém, que maior risco envolve o Paraná, Estado líder em lavouras do cereal e com área mais vulnerável à quebra climática.

Até este domingo, o Brasil ainda sofre com a frente fria que chegou da Argentina e Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul e a outros Estados (inclusive nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte) com potencial de ser a mais dura deste ano. Não por acaso, houve ocorrência de neve, chuva congelada e geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em diversas cidades gaúchas, o sábado foi gelado, com temperaturas próximas próximas de zero grau ou mesmo negativas. Moradores de municípios como Serafina Corrêa e Quaraí compartilharam imagens nas redes sociais, mostrando termômetros com até -1,7ºC, fato confirmado por serviços meteorológicos.

O frio também “rengueou cusco” em Dom Pedrito (-0,2°C), Cambará do Sul (-0,6°C) e Vacaria (-1ºC), por exemplo. Na véspera, áreas da Fronteira-Oeste chegaram a apresentar -5°C. São José dos Ausentes, por sua vez, registrou -4,3°C.

Além disso, houve ocorrência de neve em Nova Petrópolis, dentre outras, com carros, ruas e casas cobertas de branco e moradores fazendo desajeitados bonecos de gelo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 18h17 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

30° Sensação
3.6 km/h Vento
51.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.