Sábado, 26 de Setembro de 2020
55933002617
Educação Três de Maio

Experiência única: estudantes da Setrem relatam sobre participação no Juku online

Curso para Jovens na Alemanha, promovido pelo projeto Pasch, possibilitou uma imersão na cultura alemã

31/08/2020 17h17
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos meses de julho e agosto, as estudantes Francieli Jantsch Pedó, Júlia Arnt Linke, Isabela Bombardelli Cereser e Larissa Gewehr Lutz, todas do 2º ano do Ensino Médio da Setrem, participaram de uma imersão na cultura alemã, por meio da edição online do Jugendkurse in Deutschland – Juku (em português, Curso para Jovens na Alemanha). O curso foi promovido pelo projeto Pasch Brasil, do Goethe-Institut, parceiro da Setrem.

Durante duas semanas, elas participaram de aulas diárias, ministradas apenas na língua alemã, por um professor nativo. As turmas eram compostas por alunos de diferentes nacionalidades. “Em cada dia aprendíamos sobre um conteúdo diferente, além de, em alguns momentos, sermos divididos em pequenos grupos mesclados com diferentes integrantes para interação e discussão sobre o tema. Ademais, todos os dias recebíamos diferentes desafios para executar para a aula do próximo dia, relacionados ao conteúdo aprendido em aula”, relata Isabela.

Houve ainda um momento para troca de experiências com jovens alemães. “Nas terças e quintas-feiras, após as aulas do curso, havia uma interação com participantes da Alemanha, onde era possível perguntar diversas curiosidades sobre a Alemanha e suas opiniões sobre diversos assuntos”, destaca Larissa.

Tradicionalmente, todos os anos, os estudantes de Língua Alemã da Setrem são contemplados com esta bolsa de estudos para o Juku, durante três semanas na Alemanha. Mas devido à pandemia da covid-19, em 2020 o curso teve que ser online.

Apesar de ser um encontro virtual, ele proporcionou com que as estudantes da Setrem fizessem novas amizades com pessoas de diferentes realidades. “Mesmo virtualmente, pude fazer vários amigos e conhecer culturas diferentes. A professora era atenciosa e sempre que alguém tinha alguma dificuldade, ela e os colegas auxiliavam muito”, acrescenta Júlia.

As três são unânimes ao dizer que foi uma “experiência única” para desenvolver seus conhecimentos na língua alemã e também para seu crescimento pessoal. “Sinto que consegui me desenvolver muito como pessoa e, consequentemente, perder um pouco da minha timidez ao falar uma língua estrangeira. Também consegui aprimorar muito meu vocabulário de alemão”, afirma Francieli.

Confira o depoimento completo das estudantes da Setrem sobre o Juku online 2020:

Depoimento Isabela Bombardelli Cereser

Meu nome é Isabela Bombardelli Cereser, tenho 16 anos e atualmente estou no 2º ano do Ensino Médio. Participei do curso online Jugendkurse, promovido pelo Pasch, ao longo de duas semanas, do dia 13 de julho ao dia 24, dispondo de cerca de duas horas de aula todas as tardes. Contudo, o processo para participar do curso não foi tão simples; em março, ainda antes do início da pandemia no país, eu e algumas colegas nos inscrevemos para a seleção do curso, em que nos foram requeridos vários documentos, como o currículo escolar, o certificado da prova de proficiência, um vídeo em alemão e português, entre outros. Em junho, soubemos que haveria mais vagas e então mais de uma de nós poderia participar. No dia 13, como dito anteriormente, iniciei o curso. Era uma turma composta por cerca de 30 alunos de diferentes nacionalidades, sendo a maioria brasileiros. As aulas eram ministradas apenas em alemão por um professor nativo, sendo que em cada dia aprendíamos sobre um conteúdo diferente, além de, em alguns momentos, sermos divididos em pequenos grupos mesclados com diferentes integrantes para interação e discussão sobre o tema. Ademais, todos os dias recebíamos diferentes desafios para executar para a aula do próximo dia, relacionados ao conteúdo aprendido em aula. Para mim, foi uma experiência muito significativa e agregadora, em que pude aprimorar muito o meu alemão, tanto na pronúncia quanto no vocabulário, ainda podendo conhecer o sotaque de um nativo alemão, bem como as variedades de pronúncia nas diferentes localidades do mundo. No início, confesso que foi um pouco complicado para compreender tudo que o professor dizia, mas ao longo dos dias fui acostumando com seu sotaque e modo de falar, tornando a compreensão muito mais efetiva. Apesar de não fisicamente, conheci pessoas incríveis e formei ótimas amizades com pessoas de diferentes realidades da minha. Enfim, reconheço que devo tudo isso à escola, por ter possibilitado que aprendesse a língua alemã desde criança e conhecesse essa cultura fantástica, além de ofertar tantas oportunidades nesse meio. Agradeço também a minha querida professora de alemão, Daniele Schuster, carinhosamente apelidada de “Frau”, que nunca mediu esforços para ajudar seus alunos a aproveitar as todas as oportunidades possíveis que envolvem a língua alemã.

Depoimento Francieli Jantsch Pedó

Nas últimas semanas do mês de julho, eu participei do curso para jovens JUKU online, por meio da plataforma Zoom, em troca da bolsa de estudos para a Alemanha. Neste, eu entrei em contato com diversos adolescentes, de diferentes lugares do mundo. Sinto que consegui me desenvolver muito como pessoa e, consequentemente, perder um pouco da minha timidez ao falar uma língua estrangeira, também, consegui aprimorar muito meu vocabulário de alemão. Para mim, foi uma experiência única e uma oportunidade incrível. Amei!

Depoimento Júlia Arnt Linke

Meu nome é Júlia Arnt Linke, tenho 16 anos, estou cursando o 2º ano do Ensino Médio na Setrem. Entre os dias 13 e 24 de julho de 2020, eu participei do Juku online. Foi uma experiência única e que me proporcionou muito crescimento e aprendizado. Mesmo virtualmente, pude fazer vários amigos e conhecer culturas diferentes. A professora era atenciosa e sempre que alguém tinha alguma dificuldade, ela e os colegas auxiliavam muito. Expandi meus conhecimentos tanto na língua alemã, quanto sobre temas relevantes da atualidade. Foi muito gratificante, agradeço imensamente pela oportunidade e desejo que este programa siga beneficiando muitos outros jovens.

Larissa Gewehr Lutz

O Juku foi um curso com duração de duas semanas, do dia 10/08/2020 até 21/08/2020. Ocorreu na plataforma do Zoom, com professores da Alemanha e colegas de diversos países. Neste curso nós falamos sobre temas muito relevantes, como educação, lixo, energia, entre outros. É um curso inteiramente em alemão, ocorrendo interações entre os participantes e o/a professor(a). Em cada dia era trabalhado um tema diferente, através de diálogos e questionários. Sempre um dia antes de cada aula do curso, havia, na plataforma do Goethe, atividades para realizarmos, com o intuito de introduzir o tema da próxima aula. Nas terças e quintas-feiras após as aulas do curso, havia uma interação com participantes da Alemanha, onde era possível preguntar diversas curiosidades sobre a Alemanha e suas opiniões sobre diversos assuntos. Para mim o curso foi incrível, cheio de novidades e aprendizados, conheci novas pessoas de países completamente diferentes, aperfeiçoei meu alemão, conheci um pouco mais sobre as realidades dos meus colegas de curso, além de aprender mais sobre os temas já citados, como pegada ecológica, sistema educacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 04h42 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 35°

24° Sensação
16.9 km/h Vento
48.5% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Chuvoso
Segunda (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens