Segunda, 26 de Outubro de 2020
55933002617
Rural Rio Grande do Sul

O envio suspeito de sementes para produtores rurais é alvo de alerta no Rio Grande do Sul

Casos têm sido registrados em Santa Catarina.

17/09/2020 20h35
Por: Redação Fonte: O Sul
Foto: Divulgação/Cidasc
Foto: Divulgação/Cidasc

A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) do Rio Grande do Sul alerta para uma irregularidade envolvendo o envio de sementes estrangeiras para produtores rurais que não solicitaram o produto. O aviso é motivado por relatos de casos em Santa Catarina, onde pequenos pacotes de cultivares não identificadas têm sido entregues como “brinde” na compra de outros produtos.

O Ministério da Agricultura já havia alertado sobre situações similares ocorridas nos Estados Unidos, cujo órgão oficial de defesa fitonissária determinou a abertura de investigação. Em algumas embalagens, há supostas informações escritas em chinês.

“A importação de vegetais é regulamentada para evitar que pragas e outros problemas atinjam áreas produtivas, o que representa um grande risco de prejuízo à economia agropecuária, além dos impactos ambientais”, ressalta o chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

O que deve ser feito

Ainda não há relato de casos desse tipo no Rio Grande do Sul, mas as autoridades orientam que, em caso de recebimento de produtos não solicitados, o material deve ser entregue à inspetoria ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do município onde ocorreu a situação.

“Sob nenhuma hipótese o pacote deve ser aberto ou descartado no lixo, muito menos cultivado, a fim de evitar que estas sementes atinjam o ambiente e áreas agrícolas”, acrescenta Felicetti.

Em caso de dúvida, a divisão de Defesa Sanitária Vegetal disponibiliza canais de canais para interlocução com os produtores rurais, por meio dos telefones (51) 3288-6289 e 3288-6294. Também é possível obter esclarecimentos pelo e-mail [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 20h29 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

18° Sensação
10.5 km/h Vento
78.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens