Segunda, 26 de Outubro de 2020
55933002617
Geral Mudança de Estação

Equinócio de primavera acontece neste 22 de setembro

A primavera deve ser marcada pelo fenômeno La Niña.

22/09/2020 07h04
Por: Redação
Equinócio de primavera acontece neste 22 de setembro

Nesta terça-feira (22), o dia e a noite terão o mesmo tempo de duração. Esta é uma das principais características do equinócio de primavera, fenômeno astronômico que marca a mudança das estações: da mais gelada para a mais florida do ano. 

O sol estará na Linha do Equador exatamente às 10h31min desta terça-feira, horário que inicia, oficialmente, a primavera. Ou seja, iluminando igualmente os dois hemisférios.

A primavera será marcada pelo fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. Com isso, a nova estação será uma mistura do inverno e do verão - mais puxado para o verão, neste ano. 

Isso significa que poderá haver extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Nos próximos meses, o fenômeno influenciará diretamente na ocorrência de menos chuva na região Sul do Brasil ao provocar uma mudança na dinâmica dos ventos e, consequentemente, no transporte de umidade. 

Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, o sinal estará amarelo para a estiagem no Estado por conta das chuvas abaixo da média. Pela atual conjuntura, explica Cátia, a Metade Sul e o Oeste gaúcho, por já estarem com menos chuva, deverão ser as regiões mais afetadas.

Equinócio

A palavra equinócio tem origem no latim e significa "noites iguais". O fenômeno astronômico ocorre duas vezes por ano, quando o movimento da terra faz com que o sol se alinhe com o Equador. 

Entre os dias 20 e 21 de março, marca a chegada do outono no hemisfério Sul. Entre os dias 22 e 23 de setembro, a chegada da primavera. A data não muda porque tem a posição do Sol como referência. 

Na astrologia

Para a astrologia, é considerado um período sagrado em termos espirituais, porque ele representa o equilíbrio e a singularidade, o que faz lembrar sobre a importância de equilíbrio na vida, da luz e da sombra. A chegada da primavera, também na astrologia, simboliza uma mudança de energia: o despertar da vida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 21h49 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 23°

22° Sensação
15.9 km/h Vento
86.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens