Quinta, 26 de Novembro de 2020
55933002617
Rural Policial

Polícia Civil faz operação para combater furtos de cargas de soja no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Três suspeitos foram presos. Investigação aponta ainda alteração em notas fiscais e ação de receptadores

26/10/2020 12h33
Por: Redação Fonte: O Sul
Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Nesta segunda-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava desviando cargas de grãos, especialmente soja. Mandados judiciais foram cumpridos nas cidades de Guaporé/RS, Nova Araçá/RS, Getúlio Vargas/RS, Iraí/RS, Xaxim/SC e Xanxerê/SC.

Após representação da autoridade policial, a Vara Criminal de Guaporé deferiu oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Três prisões foram realizadas: uma em Getúlio Vargas/RS e duas em Santa Catarina.

Durante a investigação realizada pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), verificou-se que a forma de agir dos criminosos era sempre semelhante: os indivíduos efetuavam carregamentos de soja e os desviavam durante o percurso, praticando, assim, o furto. Após, efetuavam a troca da nota fiscal original por uma inidônea, de produtor rural, repassando, assim, ao receptador final, o qual já estava previamente alinhavado com a organização criminosa.

Conforme apurado, os indivíduos investigados estariam envolvidos em pelo menos 11 (onze) furtos entre março e setembro de 2020, quase todos no Estado do Rio Grande do Sul, embora dois fatos tenham sido praticados em Santa Catarina e Paraná, com prejuízos avaliados em aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Segundo o delegado Alexandre Luiz Fleck, é possível que tais indivíduos tenham praticado ainda mais crimes em outros estados, fato que será apurado com a troca de informações com as Polícias Judiciárias com atribuições para tanto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 20h15 - Fonte: Climatempo
20°
Céu encoberto

Mín. 19° Máx. 24°

20° Sensação
33.3 km/h Vento
88.8% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.