Geral Rio Grande do Sul

RS conquista selo internacional de destino turístico seguro relação à pandemia

Novo status tem o objetivo de impulsionar o setor que teve uma perda de 30 mil postos de trabalho em 2020

17/12/2020 19h44
Por: Redação Fonte: Correio do Povo
Foto: Felipe Dalla Valle
Foto: Felipe Dalla Valle

O Rio Grande do Sul recebeu o selo “Turismo Seguro”, concedido pelo  Conselho Mundial de Viagens e Turismo (em inglês World Travel & Tourism Council - WTTC). O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, nesta quinta-feira. O processo para aquisição do selo junto ao WTCC, sediado em Londres, na Inglaterra, durou em torno de 45 dias. 

O governo apresentou os decretos estaduais de protocolos sanitários para conter o avanço do novo coronavírus e o sistema de distanciamento controlado vigentes no Estado. A instituição, que tem as diretrizes sanitárias alinhadas com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, analisou e decidiu conceder a certificação internacional, que hoje contempla 200 locais entres municípios, estados e países. 

Agora o território gaúcho passa a ser reconhecido como um destino turístico seguro em relação à pandemia da Covid-19. O novo status tem o objetivo de impulsionar o setor turístico gaúcho, que teve uma retração expressiva com perda de 30 mil postos de trabalho no acumulado de 2020.

O governador Eduardo Leite afirmou que esse é o resultado de um trabalho em conjunto com todo o trade de turismo. “Este selo representa uma conquista importante de um Estado vocacionado para o turismo, com tantas belezas naturais”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, disse que o novo patamar é motivo de alegria e que significa uma dupla responsabilidade para honrar a confiança. Ele enfatiza que o turista é o “fiscal” do selo. “Se ele chegar ao solo gaúcho e notar que não há segurança para conter o novo coronavírus, pode denunciar e o selo dado ao Estado ser revisto pelo órgão oficial”, relatou.

Lorenzoni reforça que a certificação é fundamental para garantir a retomada das atividades turísticas no Estado, que já começaram a dar sinais de recuperação em outubro. “Houve um incremento de 19,7% no mês e uma contratação de 628 empregos com carteira assinada”, ressaltou. O secretário reitera que no Brasil, entre seis e sete estados tem o selo “Turismo Seguro”. 

Ele acredita que o turismo regional deve se fortalecer neste período, uma vez que as pessoas devem começar a viajar para locais próximos, em torno de 250 quilômetros de distância da sua residência, o que potencializa a atividade no Estado.   

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 13h17 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

32° Sensação
11 km/h Vento
58.1% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva