O empresário e desportista horizontinense João Tobias Haack sagrou-se campeão brasileiro de tiro esportivo na carabina 50 metros calibre maior, competição nacional disputada no Rio de Janeiro.
João obteve ainda o 3º lugar na carabina sporter 25 metros com 344 pontos e segundo lugar na carabina 50- metros custom calibre menor. A equipe integrada por Haack obteve ainda 3º lugar nos 50 metros e 3º lugar 25 metros.
O campeonato teve 2.787 inscrições somando todas as categorias. “Uma experiência para toda vida definiu João Tobias”.
Tiro esportivo
O tiro esportivo é um esporte que requer precisão e velocidade em atirar com uma arma que pode ser tanto de fogo como de ar comprimido. A prática do esporte requer treinamento e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor.
O Tiro é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Atenas, em 1896. Desde então, só ficou fora das Olimpíadas de 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, e em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdã, na Holanda.
Existem três categorias de tiro esportivo, que utilizam armas diferentes, e que se dividem em algumas provas:
Pistola – as provas podem ser: pistola livre, sport (só para mulheres), pistola de ar e tiro rápido (só para homens).
Carabina – as provas podem ser: três posições (armas diferentes para homens e mulheres), deitado (somente para homens) e carabina de ar.
Tiro ao prato – as provas podem ser: skeet, fossa olímpica e fossa dublê. Nessa categoria, em todas as provas, há uma diferença no número de pratos para homens e mulheres. Os pratos têm 11 cm, são feitos de argila, calcário e alcatrão.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.