Geral Verão

Começa nesta segunda-feira o verão no hemisfério Sul

O verão começa oficialmente nesta segunda-feira, às 7h02, e vai até 20 de março.

20/12/2020 17h37
Por: Redação Fonte: Climatempo
Foto:iStock
Foto:iStock

O verão começa oficialmente nesta segunda-feira (21), às 7h02. O chamado de solstício de verão, que marca o início da estação com o hemisfério Sul vivendo o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta, começa em 21 de dezembro e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021.

Este verão terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte, fato que irá influenciar o clima durante toda a estação, com lento enfraquecimento até fim de março. Segundo os principais institutos internacionais de monitoramento do clima global, a situação de neutralidade (nem La Niña e nem El Niño) na porção central do oceano Pacífico Equatorial só deve ocorrer entre abril e maio.

O inverno amazônico deve ficar comprometido. Com o verão mais quente que o normal, a zona de convergência intertropical ficará um pouco mais distante, resultando em pouca chuva.

Para janeiro, a previsão é de chuva acima da média no Rio Grande do Sul, sul e leste do Estado do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Estado do Rio de Janeiro, e também no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.

A chuva de fevereiro tende a ficar dentro da média na região Sul, Rondônia, oeste e sul de mato Grosso, sul de Goiás, centro-norte e leste de Minas Gerais. Já nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima, Amapá a chuva deve ficar um pouco além do normal. A faixa norte do País deve ter a maior deficiência de chuva.

A chuva de março de 2021 deve ficar muito abaixo da média normal na faixa norte do País. Também deve chover menos em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e centro-sul do Tocantins. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 13h38 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

32° Sensação
11 km/h Vento
58.1% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva