O verão começa oficialmente nesta segunda-feira (21), às 7h02. O chamado de solstício de verão, que marca o início da estação com o hemisfério Sul vivendo o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta, começa em 21 de dezembro e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021.
Este verão terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte, fato que irá influenciar o clima durante toda a estação, com lento enfraquecimento até fim de março. Segundo os principais institutos internacionais de monitoramento do clima global, a situação de neutralidade (nem La Niña e nem El Niño) na porção central do oceano Pacífico Equatorial só deve ocorrer entre abril e maio.
O inverno amazônico deve ficar comprometido. Com o verão mais quente que o normal, a zona de convergência intertropical ficará um pouco mais distante, resultando em pouca chuva.
Para janeiro, a previsão é de chuva acima da média no Rio Grande do Sul, sul e leste do Estado do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Estado do Rio de Janeiro, e também no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.
A chuva de fevereiro tende a ficar dentro da média na região Sul, Rondônia, oeste e sul de mato Grosso, sul de Goiás, centro-norte e leste de Minas Gerais. Já nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima, Amapá a chuva deve ficar um pouco além do normal. A faixa norte do País deve ter a maior deficiência de chuva.
A chuva de março de 2021 deve ficar muito abaixo da média normal na faixa norte do País. Também deve chover menos em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e centro-sul do Tocantins.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuva