Geral Rio Grande do Sul

Doações do Imposto de Renda 2020 a entidades podem ser feitas até o dia 31 deste mês

As doações são a principal fonte de arrecadação de entidades gaúchas

24/12/2020 16h35
Por: Redação Fonte: O Sul
Doações do Imposto de Renda 2020 a entidades podem ser feitas até o dia 31 deste mês

Pessoas físicas e jurídicas têm até o dia 31 deste mês para direcionar parte do Imposto de Renda devido a entidades que trabalham com projetos sociais de incentivo à cultura, atividade audiovisual, desporto e saúde. Os recursos das doações são a principal fonte de arrecadação dessas instituições, sendo vital para mantê-las.

No Rio Grande do Sul, há 225 municípios com Fundos da Criança e do Adolescente e 170 com Fundos do Idoso, todos aptos a receberem doações oriundas do Imposto de Renda. Cada fundo possui dezenas entidades cadastradas, com projetos de muita relevância social já aprovados.

As pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem doar até 8% para projetos sociais, fundos municipais ou estaduais. Para isso, o cidadão deve escolher uma entidade social ou um fundo para a sua doação de 6%: Fundos da Criança e Adolescente ou Fundo do Idoso, direcionar 1% para o Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica e mais 1% Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência.

Na categoria pessoas jurídicas, só podem destinar aquelas que apuram o seu Imposto de Renda pelo lucro real. Estas podem doar os incentivos fiscais durante o ano vigente, nos períodos de apuração trimestral ou anual, calculado sobre a alíquota de 15%, até alcançar o limite global de 10% do valor.

De acordo com a presidente da ARF (Associação Rio-Grandense de Fundações), Mariza Bozzetto, destinar o Imposto de Renda é ser participativo como cidadão e solidário para a diminuição das mazelas de milhares de gaúchos. “Ainda há um grande caminho a ser percorrido em termos de cultura de doação de imposto em nosso Estado. Nós da ARF buscamos mobilizar e conscientizar a sociedade gaúcha para a importância de direcionar parte do seu tributo a essas instituições. Muitas delas sem essa contribuição certamente teriam suas portas fechadas”, explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 03h41 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

19° Sensação
14.5 km/h Vento
92.5% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.