Rede de Ensino de Três de Maio conta com Programa de Inovação Educação Conectada

O programa teve início em Três de Maio em 2018 com formação e capacitação.

Por Redação 02/12/2019 - 16:24 hs

 O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério de Educação tem como objetivo  apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Por isso, o Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia tenham efeito positivo na educação. A realidade brasileira é um desafio para as metas do programa que pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

O programa teve início em Três de Maio em 2018 com formação e capacitação realizado pelo articulador do programa, Professor Edivã Faoro, que juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte desenvolveram Ações de Apoio, e com as equipes diretivas das escolas construíram  o diagnóstico para realização do Plano Local.

Nesta etapa do programa as escolas municipais estão sendo contempladas com internet via terrestre para uso pedagógico como também disponibilização e cabeamento para todas as salas de aulas. Na próxima etapa, segundo o planejamento da equipe pedagógica da SMECE todas as escolas receberão equipamentos de acordo com suas respectivas necessidades, os investimentos passarão de 4 milhões se todo o planejamento for aprovado via SIMEC no decorrer do ano letivo de 2020.

Esse planejamento da SMECE prevê:  computador e aparelho de multimidia em cada sala de aula, um notebook para cada professor, carrinhos de recarga com equipamentos para uso de cada aluno, projetor interativo e demais necessidades. Atualmente todas as nossas escolas tem acesso a internet disponibilizado pela Prefeitura Municipal, implantado há 2 anos, mas com o Programa de Inovação Educação Conectada a internet será para uso pedagógico custeado com recursos do MEC via PDDE INTERATIVO.